Enquanto as crianças mostram uma valorização maior das relações pessoais e do meio ambiente, parte significativa dos pais usa aparelhos eletrônicos como babás. Segundo a pesquisa da Ipsos feita com 2.500 crianças entre 0 e 9 anos das principais cidades do Brasil, os valores da família aparecem como mais importantes para quase todas as crianças, que são também preocupadas com o meio ambiente e a maioria prefere brincar com seus animais de estimação. Sobre os hábitos dos pais, a pesquisa mostra que 25% a 30% das mães, dependendo da faixa etária das crianças, entregam seus aparelhos eletrônicos, como tablets ou celulares, para seus filhos com objetivo de consolá-los.
De acordo com a pesquisa com as crianças,
- 54% gostam de brincar com seus animais de estimação
- 32% das crianças utilizam internet
- 25% gostam de ficar na frente do computador
- 12% acham o computador chato
- 46% não jogam lixo no chão
- 12% separam o lixo que pode ser reciclado
Foram feitas 2.500 entrevistas, de 20 de agosto a 20 de setembro de 2013, nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Interior de São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Fortaleza, Salvador, Distrito Federal e Goiânia.
Amigos e família
Questões sobre amigos e valores familiares aparecem com uma grande relevância no levantamento, 96% dos 2.500 entrevistados afirmaram que a família é a parte mais importante da vida deles e 87% diz que gostaria de ser mais popular e querido entre os amigos.
Tempo livre
Sobre o que preferem fazer em seu tempo livre, 54% gostam de brincar com seus animais de estimação e apenas 10% preferem os brinquedos. Ainda a respeito de brincadeiras, 69% prefere brincar ao ar livre que assistir TV. A respeito de atividades digitais 25% dos entrevistados disseram que gostam de ficar na frente do computador e 12% declararam achar o computador chato.
Meio ambiente
Sobre as preocupações com o planeta, 46% dos entrevistados afirmam não jogar lixo no chão, 39% fecham a torneira para escovar os dentes, 24% não deixam as luzes acesas, 24% não demoram no banho e 12% separam o lixo que pode ser reciclado.
A Ipsos é uma empresa francesa de pesquisa de mercado que atende mais de cinco mil clientes. No Brasil desde 1979, realiza mais de 2,5 milhões de entrevistas por ano