Conar vai restringir merchandising voltado para público infantil

Share to Facebook Share to Twitter Share to Email

O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) incorporou regras mais severas ao Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária. A partir de março, passa a ser proibido o uso de merchandising de produtos e serviços voltados para crianças durante a programação infantil de qualquer meio. As novas regras serão incorporadas à seção 11 do Código de Autorregulamentação que trata dos anúncios destinados ao público infantil e foram sugeridas pela ABA (Associação Brasileira de Anunciantes). Esta é a segunda modificação do Código referente à publicidade para crianças. A primeira foi em 2006, quando o objetivo foi regular os anúncios de alimentos para crianças.

Veja o que foi incorporado ao Código de Autorregulamentação e que passa a valer a partir de 1º de março:

...

3 - Este Código condena a ação de merchandising ou publicidade indireta contratada que empregue crianças, elementos do universo infantil ou outros artifícios com a deliberada finalidade de captar a atenção desse público específico, qualquer que seja o veículo utilizado.

4 - Nos conteúdos segmentados, criados, produzidos ou programados especificamente para o público infantil, qualquer que seja o veículo utilizado, a publicidade de produtos e serviços destinados exclusivamente a esse público estará restrita aos intervalos e espaços comerciais.

5 – Para a avaliação da conformidade das ações de merchandising ou publicidade indireta contratada ao disposto nesta Seção, levar-se-á em consideração que:

a. o público-alvo a que elas são dirigidas seja adulto;

b. o produto ou serviço não seja anunciado objetivando seu consumo por crianças;

c. a linguagem, imagens, sons e outros artifícios nelas presentes sejam destituídos da finalidade de despertar a curiosidade ou a atenção das crianças.

 

Saiba mais no site do Conar lou no Adnews.

Share to Facebook Share to Twitter Share to Email

Nenhum Comentário

Você deve efetuar o login para deixar um comentário.